No evento, além da demonstração do mapeamento dos grupos de economia solidária da região, será discutido também os desafios da comercialização que envolve todo o sistema econômico solidário.
De acordo com o coordenador e articulador do Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, nos trabalhos de fortalecimento da rede Sabor Natural do Sertão, Miroval Ribeiro Marques, que atua desde 1994 na formação de grupos produtores e agricultores familiares, a discussão do tema “Desafios da Comercialização” irá ajudar as famílias a melhorarem a qualidade da produção e da alimentação, colaborando assim para o crescimento do trabalho de comercialização.
Considerando que a Economia Solidária é hoje o grande diferencial do ponto de vista econômico dos agricultores familiares e também de pessoas que trabalham de forma coletiva, buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade em que está inserida, Miroval disse que esta discussão fortalece bastante, e diretamente, a preservação do meio ambiente através de grupos organizados ou em cooperativas difundidas na região do Vale do São Francisco.
Sendo o III Encontro de Economia Solidária, promovido pela Pastoral da Mulher de Juazeiro, uma iniciativa que visa colaborar com grupos solidários, mas que também envolve a sociedade como um todo, desde a estudantes colegiais, universitários, produtores/produtoras agrícolas e do comércio em geral, as opiniões sobre o tema promoverá aos participantes o fortalecimento no que se refere a economia solidária, bem como a ampliação das estratégias de comercialização nos diferentes segmentos de mercado.
Sobre o tema, Miroval finaliza dizendo que "é preciso fortalecer esses grupos para que possam conquistar espaços na comercialização, para que se organizem e multipliquem essa dinâmica de produção, com responsabilidade, envolvendo o papel social, o crescimento e desenvolvimento sustentável."
O III Encontro da Economia Solidária do Vale do São Francisco, acontecerá no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (74) 3611.0699 ou por email: pmmjua@oblatas.org.br. As vagas são limitadas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgShjL4qUXayFuQoGfd7rCWc23MCo38_0j6vGKKO3ztKGblnelG8CwKins8uwVPSMV26N7xXCXV0wAJYWSTDp6Ixx8fvi1NDfD5nXyvVWIipQvlfDMhSvU3MFzPa_Y-pGXKl79Qzfl6SK4/s320/Miroval+Marques.jpg)
Miroval Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário